Prolinx

Blog / Informe-se

Vai abrir uma filial? 7 dicas para manter sua rede segura

Se você decidiu abrir uma filial, é sinal de que os negócios estão crescendo e isso é ótimo. E, certamente, você não quer colocar essa evolução em risco, não é mesmo? Por isso, precisa tomar medidas para garantir a segurança seus dados e afastar problemas.

Foi justamente pensando em te ajudar com essa tarefa que desenvolvemos este post com 7 dicas capazes de tornar a rede de sua empresa mais segura. Assim, você fica livre dessa preocupação e pode manter o foco em outras ações igualmente cruciais para alcançar o sucesso. Vamos lá?  

#1 – Estabeleça um controle de acesso por senhas

A abertura de uma filial implica no aumento do número de colaboradores de uma empresa. É comum que, nesse cenário, a sensação de insegurança aumente, frente à possibilidade (e necessidade) de que mais pessoas tenham acesso ao sistema e dados da empresa.

Por isso, estabelecer um controle e criar níveis de acesso por meio do uso de senhas é uma medida crucial. Vale saber, inclusive, que há soluções ainda mais poderosas — como o uso de um servidor em nuvem — que permitem monitorar esse acesso, criando um histórico das ações de cada usuário do sistema.

#2 – Configure o bloqueio automático de conteúdos maliciosos

Infelizmente, a internet está cheia de links, páginas e sites especialmente desenvolvidos para a disseminação de malwares. E quando o assunto são conteúdos maliciosos que podem prejudicar a empresa, todo cuidado é pouco.

Por isso, vale a pena instalar softwares de segurança que sejam projetados para bloquear esses conteúdos, impedindo que, num eventual deslize, a rede corporativa seja infectada.

#3 – Faça uso de um antivírus corporativo

A função de um antivírus é bem clara: proteger máquinas e redes da ação de malwares. É provável que você já saiba que, dentre esses malwares, estão os que podem causar danos “simples” — como tornar o sistema mais lento — e os que podem causar danos graves — como o sequestro de informações sigilosas e valiosas.

Para empresas, qualquer ameaça dessa natureza tende a apresentar mais riscos em comparação a um ambiente doméstico. Por isso, não basta investir em uma solução comum para a proteção da rede corporativa. É preciso buscar por um antivírus para empresas.

#4 – Ative as proteções de firewall

Há quem acredite que o uso de um bom antivírus torna desnecessário a ativação de proteções de firewall, mas não é bem assim. Na verdade, as duas soluções funcionam de forma complementar.

O firewall funciona como um filtro, controlando os dados que são transmitidos para equipamentos e rede por meio da internet. Ao checar a conexão, atua como uma barreira, impedindo a entrada de ameaças na rede.

Para empresas, o mais indicado é o uso de firewalls em forma de hardware, visando tornar essa filtragem mais rápida e precisa.

#5 – Mantenha os sistemas atualizados

É comum ignorar a necessidade de manter os sistemas atualizados. É preciso saber, porém, que de nada adianta o uso de antivírus, a ativação de firewall e outros recursos de segurança, se os softwares da empresa estiverem desatualizados.

Isso porque, mais do que aprimorar funcionalidades, atualizações são feitas para corrigir brechas de segurança e dificultar ainda mais a ocorrência de problemas. Assim, fazer uso de sistemas desatualizados faz com que a rede da empresa se torne um alvo mais fácil para a ação de mentes maliciosas.

#6 – Considere a implementação de uma rede particular

Uma solução comum para quem abre uma filial é implementar uma rede particular virtual ou VPN. Uma de suas características é promover a troca de dados entre matriz e filiais de forma ágil, contribuindo para a rotina e desenvolvimento do negócio.

É interessante saber que, além disso, uma rede VPN devidamente configurada conta com a criptografia de dados. Portanto, pode ser uma solução em favor da segurança da rede corporativa.

#7 – Conte com uma empresa especializada

Contar com a ajuda de profissionais é uma boa forma de garantir a devida implementação de cada uma das soluções de segurança apresentadas neste post.

E, além da implementação, uma empresa especializada se responsabiliza por monitorar o funcionamento dessas ferramentas e softwares, corrigindo erros e se certificando da efetiva proteção da rede.

Mais do que isso, essa parceria permite o acesso a outras soluções que se façam interessantes de acordo com o perfil da sua empresa e com o surgimento de novas ameaças.

Quer mais dicas para proteger a rede de sua empresa? Conheça as vantagens do uso de um servidor em nuvem!

Leia mais...

inforkeep(808×808)-min
ProlinxMicrosoft365Covid(808×808)-min
prolinx_redobre(808×808)-min