Prolinx

O firewall é uma poderosa ferramenta para a segurança de sua rede corporativa.

Negligenciá-lo é um erro que pode colocar a proteção de dados em riscos e custar caro à sua empresa.

Ao longo do tempo, essa solução passou por evoluções para se tornar ainda mais eficaz na verificação de um volume de informações crescente.

Fomos de um firewall mais simples até um Firewall de Nova Geração (NGFW) que tem o Sophos XG entre as opções mais avançadas.

A importância do firewall

O firewall é uma ferramenta de proteção que deve ser utilizada de modo complementar a outras importantes soluções, como o antivírus corporativo.

A “parede de fogo” é uma barreira que impede a entrada de ameaças no ambiente particular da rede da empresa.

Funciona por meio de protocolos e scripts que checam e fazem a filtragem dos dados da conexão, visando garantir sua segurança.

Por que isso é relevante? O ambiente cibernético apresenta um número crescente de ameaças que se tornam mais poderosas a cada dia.

Em paralelo a isso, está o surgimento de vulnerabilidades na rede e equipamentos da empresa, um problema natural relacionado ao uso constante.

Essas vulnerabilidades representam brechas de segurança que são buscadas pelas ameaças, ou seja, pelos cibercriminosos.

Assim, o uso de um firewall de qualidade se faz necessário justamente para impedir a ação de malwares que representam riscos e danos para a empresa.

Tenha em mente que:

  • Dados da Fortinet indicam que, em 2020, o Brasil foi alvo de mais de 3,4 bilhões tentativas de ataques cibernéticos só entre janeiro e setembro;
  • Um levantamento da McAfee indica que, no mesmo 2020, o prejuízo às empresas por ataques cibernéticos ultrapassou a marca de um trilhão de dólares.

É certo que sua empresa não precisa entrar para a lista das que contribuem para o enriquecimento dos cibercriminosos, não é mesmo?

A evolução das soluções de firewall

Antigamente, o firewall era utilizado para promover o bloqueio do acesso à internet.

A ideia era limitar o uso da rede corporativa para reduzir as “portas de entrada” para as ameaças e minimizar quaisquer chances de risco à segurança de dados da empresa.

A popularização da internet, porém, gradativamente fez com que o seu uso se tornasse mais crucial às rotinas de trabalho.

Por isso, para atender a crescentes demandas de proteção, o firewall enfrentou um processo natural de evolução, chegando à criação do firewall UTM.

Firewall UTM — A sigla UTM se refere a Unified Threat Management ou Gerenciamento Unificado de Ameaças. Isso significa a existência de uma série de recursos em uma mesma solução.

Em geral, um firewall UTM pode conter: firewall, antivírus, controle de acesso a sites, filtro de conteúdo, prevenção contra invasões de rede, balanceamento de links e VPN (Rede virtual privada).

O acúmulo de funcionalidades decorre do aumento das ameaças virtuais e da consequente necessidade de aumentar a proteção da rede.

O problema reside no fato de que tantas atribuições tendem a sobrecarregar o firewall, comprometendo a sua eficácia. O que nos leva a mais uma evolução.

Firewall NGFW — O Next Generation Firewall ou Firewall de Última Geração é a mais avançada tecnologia existente.

Trata-se de uma solução criada para driblar as limitações de capacidade do UTM e garantir o bom desempenho da solução para a proteção da rede corporativa.

A arquitetura do NGFW terceiriza algumas das funcionalidades do UTM para evitar a sobrecarga e assegurar sua eficácia.

Tendo em mente que as ameaças também evoluem constantemente, o novo firewall conta com preceitos de machine learning e inteligência artificial.

A solução é capaz de utilizar algoritmos para detectar ameaças que ainda não são conhecidas e bloqueá-las para prevenção de riscos e posterior análise.

Sophos XG Firewall

O mais interessante para a segurança de dados de uma empresa é buscar um firewall de última geração como o Sophos XG, inclusive por seus valores acessíveis.

O firewall da Sophos é uma solução que une e melhora o que há de mais poderoso para a máxima proteção de rede corporativa. Seus principais diferenciais são:

  • Exposição de riscos ocultos

O Sophos tem um nível superior de visibilidade para identificar atividades de risco, tráfego suspeito e ameaças avançadas.

Assim, tem melhores chances de garantir que sua TI recupere o controle da rede corporativa;

  • Bloqueio de ameaças desconhecidas

A solução conta também com poderosas tecnologias de nova geração, como deep learning e prevenção contra invasões para manter sua rede protegida.

  • Isolamento de sistemas infectados

O Sophos tem resposta automática e instantânea a riscos, isolando sistemas que possam ter sido comprometidos, impedindo que as ameaças se espalhem por toda a rede corporativa.

  • Comunicação com o endpoint

Por fim, vale mencionar que a solução da Sophos integra o firewall NGFW a uma solução avançada de proteção de endpoint, o Intercept X, ferramenta mais recomendada pela Gartner.

O firewall não é uma ferramenta opcional para quem quer garantir a integridade dos dados corporativos.

Quer garantir a melhor solução para a sua empresa? Fale com um especialista da Prolinx!