Prolinx

Diagnóstico de Tecnologia da Informação

Diagnóstico de Tecnologia da InformaçãoOs desafios da TI são inúmeros! Dentre eles podemos citar:

  • Operação de central de serviços
  • Manutenção proativa e reativa de rede e servidores
  • Manutenção de inventários
  • Controle de mudanças
  • Elaboração de projetos e
  • Ser motor da inovação competitiva

Vivemos em um movimento onde as empresas gastam cada vez mais energia com seu negócio central (core business) e menos com o que distraem e dispersam energia.

Nesse contexto, a TI é um setor que, ao mesmo tempo que contribui muito na redução de custo e aumento de margem por inovação, pode desperdiçar e consumir recursos desnecessários caso seja mal gerido.

Estamos na era do Pague pelo Uso (Pay-per-Use), de gestão eficiente e recursos na medida certa. Alguns fatores novos na administração da TI são extremamente relevantes nesse contato, como:

Todos esses conceitos convergem para o mesmo caminho: uso inteligente dos recursos. Costumamos dizer que nosso maior concorrente é a desinformação.

Neste sentido de diagnóstico temos 3 vertentes:

Diagnóstico básico

Uma avaliação sem nenhum compromisso. Ideal para ambientes de baixa complexidade ou demanda direcionada pelo cliente. Disponibilizamos nossos analistas para uma avaliação de ambiente de TI para investimento em melhoria interna (on premisses) ou para projetos em Nuvem. É uma consultoria gratuita que oferecemos aos clientes.

Benefícios do Diagnóstico Básico:

  • Esclareça as dúvidas e mitos da Nuvem;
  • Entenda como é calculado o Ciclo de vida de ativos de TI;
  • Tenha ciência de quais os passos indicados para a migração;
  • Avalie sua infraestrutura de TI (como estou?);
  • Entenda tendências de mercado e investimentos.

Diagnóstico de Avaliação de TCO

Indicado para clientes que estão em renovação de servidores e infraestrutura de TI. Nesse momento surgem dúvidas sobre qual será o melhor caminho de investimento: Investir em Nuvem ou Continuar com o Servidor Interno.

Não podemos afirmar que o investimento em nuvem é o melhor caminho. Isso porque existem diversos fatores que devem ser analisados para uma decisão consistente sobre investimento. Para isso, oferecemos um know-how adquirido em mais de 12 anos de consultoria de investimento em TI, contando com parceiros como Amazon e Microsoft, além de métodos próprios de avaliação e utilização de frameworks como ITIL e COBIT para entender e apontar a melhor solução para cada cliente.

Esse é um estudo customizado, onde avaliamos todo o contexto de servidores e rede determinando e apresentando o melhor custo-benefício com base em avaliação de Total de custo de Propriedade em 36 meses. Nós os ajudamos a decidir junto à sua equipe.

Benefícios da Avaliação de TCO:

  • Tenha números e argumentos consistentes para tomada de decisão;
  • Aprenda com nosso time como é realizado um bom estudo de TCO;
  • Tenha ciência dos benefícios da Nuvem mas entenda também os riscos;
  • Monte um planejamento pensando em segurança;
  • Total disponibilidade dos serviços que a TI provém para a sua empresa.

Diagnóstico de Gestão de TI

Indicado para empresas que necessitam de melhoria ou remodelagem de gestão interna de TI. Abordamos 3 pilares principais nessa consultoria:

Eles podem ser resumidos no mapeamento e desenho da situação atual da Gestão de TI. Além disso, na proposição de mudanças em seus processos, com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento de seus clientes internos e externos, atendendo aos requisitos legais e apoiando no desenvolvimentos dos negócios da organização.

O foco principal são nos processos, mas também é avaliada a capacidade da equipe em implantar os novos procedimentos além da avaliação da tecnologia proporcionada para melhoria da gestão de TI.

Os benefícios do Diagnóstico de Gestão de TI são:

  • Redução do risco operacional de TI com reflexo direto no risco do negócio;
  • Racionalização da utilização do uso de recursos de tecnologia;
  • Melhoria no gerenciamento de capacidade de serviços de TI;
  • Viabilização de transição de ambiente de TI de reativo para pró-ativo;
  • Melhor gerenciamento do conhecimento e de pessoas;
  • Melhoria na qualidade dos serviços e comunicação de TI;
  • Melhoria da integração entre TI e necessidades do negócio da organização.
  • Implantação de indicadores. Onde estou, para onde vou?
  • Melhoria da percepção de entrega da TI.
  • TI saindo de uma visão operacional para uma atuação tática e, em médio prazo, estratégica.

Veja também: Por que ir para a nuvem?