Segurança de Rede nível avançado: sua empresa 100% segura

Segurança de Rede nível avançado: sua empresa 100% segura

A sua empresa está 100% protegida contra ameaças virtuais? Garantir a segurança de rede é vital para afastar os perigos da ação dos cibercriminosos, que estão cada vez mais perigosos e agressivos.

Antes de chegar ao nível avançado, é importante conhecer as medidas básicas e, ainda, saber como profissionalizar a sua segurança. Em seguida, estando preparado para seguir adiante, basta seguir as dicas apresentadas neste post  para proteger ao máximo a sua rede corporativa! Vamos lá?

Porque é importante seguir todas as etapas

Cada medida que apresentamos aqui cumpre um propósito e, por isso, optar por algumas em detrimento de outras não é o melhor caminho para garantir a total proteção de sua rede.

Os cibercriminosos trabalham constantemente para identificar falhas de segurança que podem ser usadas para espalhar seus programas maliciosos. E, por isso, não é nada prudente pular etapas.

Vale se lembrar que as empresas são o alvo preferido de ataques que visam gerar danos e prejuízos!

Nível avançado: tornado sua rede empresarial 100% segura

Acompanhe abaixo as medidas a serem tomadas para conferir à rede de sua empresa o nível máximo de proteção:

  • Configure uma rede VPN ou utilize um software seguro para a realização de acessos externos

Na rotina de trabalho, pode acontecer de alguns de seus colaboradores precisarem acessar a rede da empresa remotamente. Acontece, porém, que redes corporativas contam com um IP para uso interno o que, a princípio, impede o acesso por meio de dispositivos externos.

Para resolver essa questão é possível configurar um direcionamento que, no entanto, deixa a rede vulnerável para a ação dos hackers que buscam por falhas de segurança.

A configuração de uma VPN — virtual private network ou rede privada virtual — ou, ainda, o uso de um software seguro são, portanto, as melhores opções. Por meio dessas soluções, é possível garantir que dispositivos remotos tenham acesso à rede corporativa de forma segura.

  • Aposte na segmentação de rede

A segmentação de rede é uma estratégia de segurança muito interessante para empresas, mas precisa ser adotada corretamente, para evitar falhas.

Seu propósito é promover uma divisão em sub-redes que serve para: a) aumentar os níveis de controle para o acesso e utilização da rede da empresa, de acordo com o setor de atuação e necessidades de trabalho do colaborador e b) impedir que aplicativos críticos ou setores que estejam sujeitos a trocas mais “perigosas” na rede e, portanto, sejam mais vulneráveis a ataques coloquem em risco toda a empresa.

  • Conte com servidores em DMZ e servidores em nuvem

DMZ é sigla para demilitarized zone ou zona desmilitarizada. Trata-se de rede de perímetro é configurada entre a rede interna da empresa, que precisa ser protegida, e uma rede externa que possa oferecer ameaças, como a internet.

Assim, o DMZ é uma zona que conta com o auxílio das configurações de firewall para definir as permissões de acesso entre as duas redes, garantindo mais segurança nas trocas realizadas.

Por sua vez, o uso de um servidor em nuvem é um mecanismo que aparece como complemento à rotina de segurança. Isso porque garante a criptografia dos dados da empresa e sólidas rotinas de backup e contingência para evitar quaisquer perdas e possibilitar a recuperação de dados em caso de problemas.

Saiba como o servidor em nuvem impacta a segurança da sua empresa

  • Faça a contingência de servidores

Desenvolver planos e realizar a contingência de servidores é fazer uma análise dos servidores locais, identificando suas fraquezas e vulnerabilidades, de modo a garantir que a empresa conheça seus riscos e tome medidas para contê-los.

Para as empresas que utilizam servidores em nuvem, é comum que a as rotinas de contingência sejam de responsabilidade da equipe contratada para administrar e garantir a segurança dos dados.

Ficou difícil? Saiba o que fazer para garantir toda essa proteção

Pode ser que seguir cada uma dessas medidas para garantir um nível de proteção avançado seja um desafio para quem não atua diretamente no setor de TI. Ou, ainda, pode ser um entrave às obrigações diárias dos profissionais desse setor da empresa.

Por isso, para garantir que a rede sua empresa esteja 100% segura, pode ser interessante contar com o apoio de uma equipe especializada.

Mais do que seguir procedimentos padrão para a configuração das medidas apresentadas, os profissionais especializados podem apresentar formas de utilizar as soluções, adequando-as ainda melhor às rotinas e especificidades do seu negócio.

Pronto para proteger a sua rede empresarial? Entre em contato com a nossa equipe, estamos prontos para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades
em seu e-mail:

Insira esse código*: captcha