Prolinx

Responsabilidade do usuário como você pode ajudar na segurança da sua empresa

Se você acompanha o blog da Prolinx, provavelmente já sabe como é importante tomar algumas medidas para garantir a segurança da rede de sua empresa. Mas, por mais importante que seja fazer backups em nuvem e utilizar um bom antivírus, cada colaborador possui papel fundamental nessa missão.

Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas práticas e em uma linguagem simples, para que todos da empresa possam entender e, mais importante ainda, utilizá-las no dia a dia! Continue lendo e lembre-se que nossa equipe está à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

Atenção na hora de abrir seus e-mails

O e-mail é uma das ferramentas mais comuns utilizadas por pessoas de má índole para infectar redes e espalhar vírus, spywares e ransomwares. Isso acontece porque é possível mascarar a mensagem maliciosa de diversas maneiras, desde um comunicado de um banco até um recado de algum amigo.

Por isso, sempre que achar um e-mail estranho ou se desconfiar que se trata de uma mensagem maliciosa não abra! Comunique o setor de TI imediatamente para que os especialistas avaliem a situação. Sempre que um e-mail de remetente desconhecido pedir para baixar um anexo, instalar um aplicativo ou visitar um link externo, desconfie!

Lembre-se de fazer o backup corretamente

Existem diversas maneiras de fazer o backup dos seus arquivos. Algumas vezes é preciso salvar os documentos em uma pasta específica, em outras é preciso dar um comando para o computador. De qualquer maneira, deixe um lembrete em sua mesa (pode ser um post it mesmo) para lembrar de fazer isso todos os dias.

Peça ajuda para o especialista em TI caso sinta alguma dificuldade e, se achar necessário, peça para criar um passo a passo para você. É muito melhor ter esse pequeno trabalho do que chegar no escritório um dia e perceber que você perdeu todos os documentos por um problema no HD do computador! Não arrisque!

Evite downloads duvidosos (mesmo no celular)

Outra forma muito comum de infectar redes de empresas é através de conexões sem fio (Wi-Fi). Isso porque os colaboradores podem pensar que um download em seus celulares não pode trazer prejuízos para a empresa, já que não está conectado por cabos ao servidor e aos outros computadores.

Mas, isso não é verdade. Através da conexão sem fio também é possível espalhar determinados vírus e malwares. Por isso, o melhor é evitar esse tipo de download e, caso seja realmente necessário fazê-lo, o melhor e optar por sua conexão doméstica ou através do 3G/4G.

Cuide bem de suas senhas de acesso

A sua senha de acesso ao servidor, ao sistema e à pastas específicas da empresa sempre deixa um rastro quando você a utiliza. Por isso, evite compartilhar ou até mesmo emprestar a sua senha para colegas. Caso aconteça algo, o setor de TI saberá quem estava logado na hora e poderá culpá-lo por algo que não fez.

Por isso as senhas são individuais. Apenas dessa maneira é possível assegurar a segurança das informações e garantir que os usuários utilizem a rede da empresa de maneira correta. Se precisar de algo urgente, comunique ao setor de TI para que medidas possam ser tomadas da maneira correta!

Apenas com a colaboração de todos os funcionários é possível manter uma rede 100% segura e atualizada! Lembre-se que você também pode sair prejudicado caso haja um ataque à empresa. Por isso, faça a sua parte e tire todas as suas dúvidas com os especialistas!

Quer saber mais sobre segurança de rede? Baixe agora nosso eBook completo sobre o tema e lembre-se que nossa equipe está à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

Gostou do post? Aproveite e conheça os principais tipos de licenciamento Microsoft disponíveis para a sua empresa!

Estou disponível no WhatsApp para conversaremos sobre como poder ajudá-lo na segurança da informação para a  sua empresa 

Presleyson Lima