Prolinx

Blog / Informe-se

Ransomware: 7 dicas práticas para começar a se proteger agora

Ransomware: 7 dicas práticas para começar a se proteger agora

Você se lembra do “malware sequestrador”? O ransomware ficou bastante conhecido após diversos ataques no Brasil e no mundo, feitos com o objetivo de roubar dados valiosos para empresas em troca do pagamento de um resgate.

Houve casos em que nem mesmo o resgate garantiu a devolução dos dados às empresas. Já imaginou a dor de cabeça e o prejuízo que uma situação assim pode causar?

Uma vez que os ransomwares continuam por aí, sendo fortalecidos pela ação dos cibercriminosos, é importante saber como se proteger. Por isso, neste post, apresentamos 7 dicas práticas fundamentais para segurança de sua empresa. Acompanhe:

1. Certifique-se de escolher um antivírus adequado

Para se proteger do ataque de ransomwares e outros malwares agressivos, uma empresa não pode apostar no uso de soluções básicas. É preciso escolher um antivírus corporativo adequado e forte o bastante não apenas para impedir o ataque de ransomwares como para proteger arquivos críticos da empresa, caso algum tipo de ataque acabe acontecendo.

2. Mantenha ativas as proteções de firewall, IDS ou IPS

Ao contrário do que alguns pensam, não é indicado manter ferramentas como o firewall, IDS (Intrusion Detection System ou Sistema de Detecção de Intrusão) e IPS (Intrusion Prevention System ou Sistema de Prevenção de Intrusão) inativas simplesmente por contar com um bom antivírus instalado.

Na verdade, essas proteções atuam de forma paralela e complementar, contribuindo tanto para impedir a invasão dos softwares e da rede de sua empresa, quanto para evitar o vazamento de seus dados.

3. Utilize apenas softwares originais e mantenha-os atualizados

Como a maioria dos malwares, o ransomware pode se aproveitar de brechas de segurança e falhas nos programas e sistemas. O que, geralmente, tem mais chances de ocorrer em empresas que utilizam softwares pirata ou que ignoram os avisos de atualização de seus softwares originais.

Assim, a dica é substituir softwares piratas por versões licenciadas e manter todos os programas atualizados para contar com as correções e com os novos níveis de proteção oferecidos pelas empresas desenvolvedoras.

4. Certifique-se de que sua empresa tenha uma conexão segura

Por vezes, as portas de entrada para o ransomware em uma empresa são os links, arquivos e sites suspeitos a que se tem acesso por meio da internet. Assim, é importante investir em soluções de segurança de borda para evitar que ameaças externas consigam invadir a rede da empresa e aumentar as chances de um ataque.

5. Mantenha um backup em nuvem atualizado

O backup em si não é uma solução de proteção contra ataques, mas uma forma de garantir que sua empresa consiga manter seus dados a salvo e nem precise cogitar a ideia de apostar no pagamento de um resgate no caso de um ataque de ransomware.

O backup em nuvem pode ser configurado para ser feito de forma automática, sem prejudicar a rotina da empresa, garantindo a segurança de todas as suas informações.

6. Desenvolva protocolos de segurança

Saber como agir no dia a dia para evitar situações que coloquem os equipamentos e a rede da empresa em risco é fundamental. Mais do que isso, conhecer as medidas a serem adotadas em caso de suspeita ou de confirmação de um ataque é crucial para que a empresa não seja exposta a um problema ainda mais grave.

Por isso, o desenvolvimento de protocolos de segurança a serem compartilhados com todos os colaboradores contribui para diminuir a ocorrência de problemas e, ainda, para que esses colaboradores estejam aptos a reportar situações suspeitas e contribuir para a proteção da empresa.

7. Invista no treinamento de sua equipe

O treinamento da equipe é parte chave para o sucesso de qualquer medida de segurança adotada pela empresa. O uso do antivírus e do firewall, a atualização correta de softwares, as boas práticas na internet e até o uso correto da solução de backup dependem do entendimento da equipe quanto à importância dessas medidas e sua execução.

Ficou com alguma dúvida sobre como colocar em prática alguma das dicas apresentadas neste post? Entre em contato com nossos especialistas agora! Estamos preparados para ajudá-lo!

Estou disponível no WhatsApp para conversaremos sobre o Ransomware: 7 dicas práticas para começar a se proteger agora 

Presleyson Lima

Leia mais...

CenturyTelecomDedic(feed)-min
Blog25_Wifi(feed)-min
CiscoIMATextil(feed)-min