Quanto custa adotar um backup em nuvem na sua empresa?

Quanto custa adotar um backup em nuvem na sua empresa

Está se perguntando se adotar um backup em nuvem é um investimento de vale a pena? A preocupação com os custos dessa decisão é comum e compreensível. Afinal, qualquer nova solução precisa caber no bolso da sua empresa e, ainda, fazer valer a sua implementação.

Foi pensando nisso que preparamos este post para ajudá-lo a entender os valores praticados pelo mercado. Assim, você vai poder avaliar com mais segurança porque vale a pena se planejar e buscar os recursos necessários para contar com um backup em nuvem. Acompanhe!

Quando adotar uma solução de backup em nuvem

Há diversas razões que fazem com que a contratação de uma solução de backup em nuvem seja a medida ideal para uma empresa. Dentre elas se destacam algumas como:

A empresa está gerando um volume cada vez maior de dados

É bem provável que você já tenha consciência da necessidade de adotar algum sistema de backup para armazenar e proteger os dados gerados pela sua empresa. Nesse sentido, quando a solução em nuvem ainda não faz parte da realidade local, o mais comum é que esse backup seja realizado de forma manual para um HD externo.

Precisando ser feito periodicamente, o backup manual demanda tempo e comprometimento. Muitas vezes, essas exigências não se encaixam bem no dia a dia de trabalho e, como consequência, falhas acontecem e as informações deixam de ser salvas.

A situação que se torna ainda mais complicada quando o volume de dados produzidos e armazenados aumenta porque isso torna o processo manual ainda mais moroso e delicado. Por sua vez, o backup em nuvem pode ser programado e realizado de forma automática, eliminando todas essas dificuldades.

A empresa precisa de uma solução que dê mais segurança aos seus dados

Uma das qualidades principais do backup em nuvem é a sua segurança. Isso porque um sistema de backup tradicional, como o já mencionado HD externo, está sujeito a reveses dos quais o sistema na nuvem escapa.

Há casos como o furto do equipamento que armazena os dados mais importantes da empresa ou, ainda, de situações de desastre, como incêndios ou inundações. Além, claro, das falhas que podem ocorrer durante o processo manual, prejudicando o salvamento dos dados.

Um serviço de backup em nuvem conta com o data center especialmente projetado para evitar qualquer um desses transtornos. Além disso, garante a criptografia das informações e assegura que o acesso a elas só seja feito por meio de login e senha, com diferentes níveis de segurança.

Assim, a solução se torna a saída ideal para conseguir escapar de ameaças cada vez mais comuns e poderosas, como os famigerados ransomwares.

Porque o backup em nuvem é um investimento que vale a pena

Atualmente, com o uso constante da internet e de ferramentas digitais, não vale a pena uma empresa arriscar a segurança de seus dados simplesmente por não querer investir em um backup em nuvem.

Essa solução evita riscos que podem gerar prejuízos graves e até comprometer o futuro da empresa. Afinal, se você não conseguir salvar, acessar ou recuperar suas informações, perde um dos bens mais valiosos que possui!

O serviço em nuvem pode ser devidamente ajustado à realidade da empresa. É possível contratar mais espaço ou reduzir o plano utilizado a qualquer momento, fazendo com que seja possível encontrar uma solução com valor justo. Além disso, não há necessidade de investir em infraestrutura ou em servidores internos e isso gera economia de gastos.  

Quanto custa? Os fatores que influenciam o valor de implementação da solução

Uma breve pesquisa vai te revelar que existem serviços gratuitos de backup em nuvem. Num geral, eles possuem algumas limitações, sobretudo relacionadas à disponibilidade de espaço e à segurança em níveis interessantes para empresas.

É por isso que o mais recomendado é buscar por soluções mais completas e aderir a algum de seus planos pagos. Um dos primeiros fatores a influenciar o custo do serviço é o volume de dados que sua empresa tem a armazenar (que reflete no capacidade que o serviço precisa ter para atender às suas necessidades).

Há, também, que se avaliar a atual situação do setor de TI da sua empresa para que se considere a necessidade ou não da contratação de serviços terceirizados para a implementação da solução, suporte e outros serviços.

E, para identificar a solução ideal e o caminho mais apropriado para a sua empresa — o que vai te permitir saber, ao certo, qual o custo da adoção do backup em nuvem —, você pode contar com a consultoria da Prolinx.

Ficou interessado? Então entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar a encontrar e implementar o backup em nuvem na sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades
em seu e-mail:

Insira esse código*: captcha