Prolinx

Atualmente, o que não faltam são ferramentas para proteger sua empresa de um eventual ataque hacker ou outro problema que ocasione a perda de dados.

O que fazer, porém, se algo der errado? Como recuperar as informações perdidas sem ficar à mercê dos cibercriminosos? Um bom backup pode ser a solução.

Neste post, vamos apresentar a você o Veeam, a melhor solução de backup e recuperação de desastres para a sua empresa. Acompanhe!

Solução de recuperação de desastres

O Veeam Backup é uma solução de recuperação de desastres. Trata-se de uma ferramenta que sua empresa deve ter como complemento a um plano que orienta como agir em caso de revés.

O disaster recovery é um documento “que reúne políticas, medidas e responsáveis para acompanhar e executar ações pela recuperação da infraestrutura tecnológica e dos sistemas”.

Além de saber o que fazer, sua TI precisa contar com as soluções certas para auxiliar no processo. Uma solução de backup já pode ser considerada um item básico.

Algo que só funciona, porém, se sua empresa estabelecer uma boa rotina para a realização desses backups, mantendo o arquivo sempre devidamente atualizado.

Indo adiante, sua empresa se beneficia se puder contar com uma solução que recupera os dados, facilita a gestão de TI e reduz o período de downtime. Ou seja, que reduz o tempo de inatividade após um desastre.

Recuperação de desastres como um serviço

O Veeam é uma solução de Recuperação de Desastres como Serviço (DRaaS). Isso significa que se trata de uma tecnologia facilmente escalável.

Falamos de uma solução voltada para empresas que querem uma proteção completa contra falhas que podem comprometer a infraestrutura de TI.

Isso porque o Veeam faz a replicação de dados continuamente no servidor da empresa. Com isso, é possível recuperá-los de forma simples e rápida caso seja necessário.

Vale dizer que o trabalho de gestão pelo time de TI se torna mais fácil se a empresa usa também o Veeam Cloud Connect.

O que o Veeam Backup tem a oferecer

Além dos pontos que já levantamos, o Veeam Backup tem uma série de recursos que o tornam a melhor solução de recuperação de desastres. Veja só:

Backup de VM em nível de imagem

O Veeam possibilita a realização de backups de máquinas virtuais (VMs) a nível de imagem.

Com isso, faz com que seja mais fácil recuperar inclusive os dados que compõem cenários específicos de uma aplicação.

Backup por storage snapshots

Na tradução livre para o português, storage snapshot quer dizer armazenamento instantâneo. Na prática, falamos da criação de um conjunto de marcadores de referência para os dados em um determinado momento.

Isso significa que, com os storages snapshots, é possível encontrar uma espécie de linha do tempo, um índice detalhado de cópias de dados para as quais o usuário pode retornar.

Com isso, o Veeam Backup se torna uma solução ainda mais poderosa de recuperação de desastres.

Repositório de backup com expansão

Outra característica do Veeam Backup é o Scale-out Backup Repository que nada mais é que um repositório de backup com aumento de escala.

Esse repositório permite que a TI da empresa escolha o destino dos backups, mantendo-os em um mesmo ambiente. Algo que faz com que seja mais fácil gerenciá-los e mais fácil promover a recuperação de dados.

Superbackup

Ainda, o Veeam é capaz de garantir a recuperabilidade de um sistema protegido porque o Superbackup faz verificações em tempo real.

A cópia do backup é constantemente varrida em busca de malwares, com testes sendo executados em ambiente isolado. Uma função que favorece a proteção dos dados.

Veeam Cloud Connect

Mencionamos o Veeam Cloud Connect anteriormente e, agora, é o momento de explicar.

Falamos da solução Veeam que permite que o backup e a replicação de dados sejam feitos em um provedor de serviços em nuvem.

As soluções se integram e garantem mais agilidade e segurança no processo de recuperação de desastres. Além do mais, evitam que sua empresa precise arcar com os custos de manutenção de uma infraestrutura de TI externa.

Ampla disponibilidade e rápida recuperação

Para finalizar, precisamos destacar ainda algumas características importantes do Veeam Backup:

  • a solução oferece disponibilidade para todas as cargas de trabalho: virtual, físico e em nuvem;
  • é compatível com vários destinos de backup e pode ser usada com VMware vSphere e o Microsoft Hyper-V;
  • segue a proposta de recuperação em menos de 15 minutos para todos os aplicativos.

Esperamos que o post tenha sido útil para apresentar o Veeam Backup como uma solução para a sua empresa na busca pela máxima proteção de dados.

Gostou? Leia também sobre como elaborar um bom plano de recuperação de desastres!