Prolinx

Outsourcing TI

Empresas que atuam em diferentes setores percebem que suas rotinas dependem cada vez mais do uso da tecnologia. Para lidar com essa realidade, nem sempre a equipe interna de TI é suficiente. Por isso, o outsourcing de TI aparece como solução.

Confiar parte ou todo o setor de Tecnologia da Informação da sua empresa a terceiros traz benefícios, mas é preciso escolher bem essa parceria. Por isso, dedicamos este post a ajudar você a entender como encontrar fornecedor certo para o seu negócio. Vamos lá?

O que é outsourcing de TI

Outsourcing de TI é o termo utilizado para uma modalidade de contratação de serviços que pode ser entendida como uma terceirização. Uma empresa que contrata um parceiro ou um fornecedor utiliza, portanto, recursos externos para a sua própria TI.

A contratação do serviço de outsourcing pode ser feita de acordo com os interesses e necessidades da sua empresa.

O fornecedor de TI pode ser contratado para gerenciar todo o setor de tecnologia da informação, sistemas ou infraestrutura. E, para tanto, assume a responsabilidade de encontrar profissionais e os recursos necessários para as rotinas de TI do seu negócio.

Quais as vantagens do outsourcing de TI

A contratação de um fornecedor é feita, sobretudo por empresas que não têm internamente os recursos necessários para realizar uma boa gestão de TI. Esse serviço de outsourcing de TI apresenta vantagens para empreendimentos de diferentes segmentos e portes:

  • Redução de gastos — Apesar do investimento para contratar um fornecedor, a empresa que opta por contar com o serviço de outsourcing de TI reduz várias despesas associadas à sua TI.
    Isso porque manter o setor operando internamente demanda investimentos frequentes em infraestrutura, equipamentos e manutenção. Além de treinamentos e outros gastos com mão de obra.
  • Aumento da produtividade Ao repassar rotinas de TI ao parceiro de outsourcing, a empresa permite que seus funcionários do setor estejam livres para trabalhar de forma mais estratégica.
    Além disso, o trabalho do fornecedor contribui para o pleno funcionamento dos sistemas e aplicações da empresa. E isso resulta em menor incidência de interrupções ou problemas que prejudiquem as atividades dos colaboradores.
     
  • Qualidade e segurança O fornecedor de TI conta com profissionais especializados e altamente qualificados em seu time. Isso garante que todas as rotinas de TI a eles delegadas sejam sempre realizadas com qualidade e segurança.

Como escolher o melhor fornecedor para sua empresa

Agora que você já sabe o que é outsourcing de TI e quais as vantagens dessa modalidade de serviço, chegou a hora de descobrir o que considerar no momento de encontrar o melhor fornecedor. Veja:

  • Reputação uma boa forma de verificar a qualidade de uma empresa é se informar sobre sua reputação. Visite sites de reclamação para checar possíveis problemas relatados por clientes e a postura da empresa.
  • Experiência e cases de sucesso se informe sobre o tempo de experiência do fornecedor e busque seus cases de sucesso (informações sobre outras empresas que contrataram o serviço e obtiveram bons resultados).
  • Flexibilidade das soluções Um fornecedor que deseja se tornar parceiro do seu negócio precisa oferecer soluções flexíveis para conseguir acompanhar a evolução da sua empresa. Se a demanda de TI da sua empresa aumentar, o serviço de outsourcing precisa ser capaz de se adequar.
  • Estrutura e equipe É interessante fazer uma visita ao fornecedor e conhecer sua estrutura de TI e avaliar também a capacidade de sua equipe. Afinal, a qualidade do serviço a ser prestado para a sua empresa depende desses fatores.
  • Rapidez no atendimento Desde o seu primeiro contato com o fornecedor, sua agilidade no atendimento, sua disponibilidade e capacidade de sanar dúvidas indicam como será o seu relacionamento. O que, por consequência, influencia no sucesso da parceria.

Leia também os artigos relacionados 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato e converse com nossos especialistas ou fale agora clicando na minha assinatura!

Presleyson Lima