Prolinx

Já pensou na importância de um antivírus corporativo e em como escolher a melhor solução para a sua empresa?

Um dos assuntos mais importantes no cotidiano das empresas é a segurança dos dados, redes e sistemas. Muitos ataques de hackers acontecem sob a forma de vírus ou malwares.

Seu objetivo varia entre o objetivo roubo de dados estratégicos, de senhas bancárias e a promoção de danos nos sistemas e redes que prejudicam a integridade de um negócio.

Continue a leitura e saiba como usar antivírus para diminuir riscos e descobrir quais são os melhores antivírus do mercado!

Motivos para ter um bom antivírus corporativo

A principal função de um antivírus corporativo é proporcionar segurança aos usuários e proteção aos dados e sistemas da empresa.

Uma dica muito importante é optar por uma versão paga que possui mais funcionalidades e adaptações de acordo com as necessidades da sua empresa.

Além disso, um bom antivírus pode contribuir com:

  • Controle e bloqueio de acesso às redes corporativas;
  • Escaneamento de dispositivos móveis;
  • Proteção para downloads de qualquer tipo de arquivo.

O que um antivírus corporativos precisa ter

Quando a empresa optar por um sistema antivírus corporativo ela deve ficar atenta aos seguintes requisitos:

  • Proteção múltipla ― A proteção deve ser abrangente e englobar desktops, notebooks, smartphones, servidores de arquivos, servidores de e-mail e gateway;
  • Proteção em vários níveis ― Em cada ponto de rede, o antivírus precisa proteger arquivos, e-mail, web, anti-spam, registry, anti-spyware, anti-adware, firewall, controle de aplicações; intrusion detection e controle de portas;
  • Distribuição automatizada ― Uma das vantagens do antivírus corporativo é a distribuição automatizada e automática do software sem a necessidade da instalação individualizada em cada máquina.

Em alguns casos, basta se conectar à rede que a instalação do sistema de proteção será realizada;

  • Visão gerencial ― Com estes programas, a TI deve ser capaz de verificar se todos os componentes da rede estão protegidos e atualizados.

Além de saber qual computador é o mais infectado, qual vírus é o mais comum dentro da rede, se as tarefas de scan foram realizadas e quais aplicações estão instaladas em cada unidade;

  • Suporte especializado ― Em caso de necessidade, o departamento de TI deve contar com o apoio de técnicos treinados e especializados para resolver qualquer problema de forma rápida sem prejudicar o trabalho na empresa.

Os melhores antivírus corporativos do mercado

Agora que você já sabe o que essas soluções precisam ter, confira a relação que fizemos com algumas das melhores opções de antivírus corporativos para a sua empresa:

Avast Business Antivirus Pro

O Avast Business Pro oferece várias ferramentas, incluindo proteção contra vírus e firewall de rede.

Também oferece proteção para e-mails e a possibilidade de se navegar na internet e baixar arquivos em um ambiente virtual separado do restante do dispositivo.

Além disso, conta com um “triturador” de dados que exclui permanentemente arquivos indesejados.

Bitdefender GravityZone Business Security

O Bitdefender GravityZone fornece detecção e remoção excepcional de malware e também a personalização do tipo de proteção para cada máquina existente na rede.

Esse antivírus corporativo possibilita a análise de risco, criptografia em disco completo, além de controle de aplicativos e dispositivos.

Kaspersky Endpoint Security Cloud

O Kaspersky Endpoint é uma plataforma de segurança corporativa que oferece proteção para Windows, Windows Servers, Android e iOS.

Além da proteção de arquivos, web, e-mail e firewall, ele também previne contra phishing e ransomware, monitora vulnerabilidades, e controla o uso de serviços em nuvem, bem como o tempo gasto pelos colaboradores em redes sociais.

Avira Antivirus for Endpoint

O Avira for Endpoint é projetado para atender demandas de pequenas e médias empresas.

Oferece proteção dos itens essenciais como antivírus, malwares e firewalls, e também a possibilidade de monitoramento de todos os dispositivos em tempo real.

Com base nessas informações, gera relatórios instantâneos de possíveis problemas de segurança.

Sophos Endpoint Protection Avançado

O Sophos Endpoint é uma plataforma antivírus profissional que tem uma série de recursos de proteção de dispositivos Windows, Mac e Linux.

Sua principal função é impedir a ação de malwares, phishing, ransomwares e ataques de vírus, mas isso não é tudo.

Um dos pontos positivos é a possibilidade de combinação da proteção avançada com uma análise em tempo integral de comportamento das máquinas e detecção de tráfego que possa ser considerado malicioso.

Ainda, o controle do Sophos é simples e pode ser feito por um ponto central que monitora todas as máquinas em tempo integral.

Dessa forma, além de segurança, os usuários não sofrem quedas de velocidade ou desempenho mesmo em caso de sistemas mais antigos.

Conclusão

Proteger as informações corporativas, as redes e os dados da empresa é, prioritariamente, assegurar a integridade, a saúde e o bom desempenho do seu negócio.

Hoje em dia, é praticamente impossível trabalhar sem um antivírus corporativo eficiente. Por isso, é fundamental conhecer as melhores opções do mercado e optar entre elas.

Este post foi útil? Aproveite e aprenda a analisar qual o melhor antivírus para a sua empresa!