Prolinx

Blog / Informe-se

Você sabe o que é VPN? Aprenda tudo sobre essa ferramenta

O que é VPN

A segurança dos dados no ambiente virtual é um tema amplamente debatido, tanto por especialistas quanto por quem não quer arriscar as informações de sua empresa. Nesse contexto, a VPN (Virtual Private Network) pode ser tanto uma aliada como representar um grande risco!

Em resumo, a Rede Privada Virtual (em tradução livre) cria uma conexão direta entre dois dispositivos (ou duas redes), criptografando os dados e tornando o fluxo de informações mais seguro. Quer entender melhor o que é VPN? Então continue lendo e lembre-se de seguir a Prolinx nas redes sociais!

O que é VPN?

Uma maneira simples de entender o que é a VPN é imaginar ela como um túnel, que conecta duas redes ou computadores através de uma infraestrutura pública, como a internet. Esse “túnel” pode possuir protocolos avançados de segurança, que criptografam os dados e fazem a transmissão das informações.

De maneira geral esse tipo de serviço oculta dados como sua localização geográfica, o IP (protocolo de identificação de dispositivos) e os sites visitados, transmitindo todos os dados por um servidor externo e de maneira totalmente criptografada.

A VPN possibilita, também, que uma pessoa externa consiga acessar os dados de uma rede caso tenha permissão de acesso. Isso é muito interessante para empresas que possuem colaboradores externos ou diferentes filiais e precisam de uma solução mais barata que os links dedicados.

Quais os riscos da VPN?

O termo VPN tornou-se mais popular no Brasil quando a justiça mandou tirar o app de mensagens WhatsApp do ar. Grande parte dos fornecedores de VPN possuem servidores fora do Brasil e, como essa foi uma decisão regional, ao utilizar esse serviço a pessoa conseguir conectar-se normalmente ao aplicativo mesmo estando no Brasil.

Mas, o risco nesses casos é iminente. Isso porque, quando você conecta seu smartphone em uma VPN todo o tráfego passa pelo servidor, não apenas os dados do WhatsApp. Isso significa que as informações de seus apps, como e-mail e até mesmo do internet banking, passarão por lá. Dessa forma dados sigilosos podem ser acessados pelos proprietários do servidor.

E para as empresas, há riscos?

Existem uma série de medidas fundamentais para manter a rede de filiais segura, dentre elas a adoção de uma VPN. Mas, para que você não coloque todas as informações da empresa em risco é preciso contar com ajuda profissional para não errar na escolha do fornecedor nem na configuração da sua rede privada.

Apesar de existirem excelentes fornecedores, outros não são tão confiáveis e podem representar brechas de segurança. Além de conhecer a reputação da empresa é preciso configurar corretamente os protocolos e assegurar-se que eles estão sendo seguidos corretamente.

No geral a melhor solução é entender bem o problema de sua empresa para, ai sim, buscar uma solução. Por isso, antes mesmo de considerar o VPN como opção é fundamental que você faça um diagnóstico de sua TI para não arriscar e investir na melhor solução para a sua realidade.

Se você está procurando uma solução de rede para a sua empresa, converse com nossos especialistas ou comigo agora pelo whatsApp clicando na minha assinatura. Ficaremos muito felizes em atendê-lo!

Presleyson Lima

Leia mais...

video_conferencia(feed)-min
phishing(feed)-min
importanciavpn(feed)-min