Prolinx

Nuvem e Produtividade Prolinx

O uso de soluções da computação em nuvem já não é novidade no meio corporativo. No último ano, o segmento registrou crescimento de 51,7% no país e a expectativa é de que continue se fortalecendo.

Em nosso blog, já apresentamos diversas vantagens associadas à nuvem, como maior segurança de dados, mais flexibilidade, redução de gastos e otimização das rotinas de TI. Mas, ainda há mais a ser dito!

Por isso, no post de hoje, nos dedicamos a compartilhar com você a relação entre a adoção da nuvem e o aumento da produtividade de suas equipes. Ficou interessado? Então continue a leitura!

A produtividade e o trabalho no Brasil

Ao contratar colaboradores é comum que as empresas busquem, além de qualificações técnicas, outras características que favoreçam a rotina de trabalho.

Muito se fala, por exemplo, em proatividade e na capacidade de gerenciar bem o tempo para cumprir prazos. O que existe por trás da necessidade de contar com profissionais com essas habilidades é a ideia de formar equipes com alto nível de produtividade.

Afinal, quanto mais produtivos são os colaboradores e setores de uma empresa, mais resultados eles são capazes de entregar, favorecendo os negócios. Essa ideia, porém, não vai de encontro ao cenário desenhado no país.

Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do jornal O Globo mostra que o Brasil está na lanterna de um ranking de produtividade que avaliou a situação de 50 países.

Para aumentar sua competitividade e sucesso no mercado, empresas dos mais variados segmentos sabem que precisam encontrar formas de destoar dessa realidade. E, por isso, investem em metodologias de trabalho e no uso de ferramentas em favor da produtividade.

O papel da empresa na produtividade dos colaboradores

É importante ter clareza de que a baixa produtividade, não só em âmbito geral, mas dentro de seu próprio negócio, não é um situação que envolve apenas os colaboradores.

Especialistas indicam que outros fatores como burocracias nos processos, inadequação da infraestrutura local e até a falta de acesso a tecnologias importantes contribuem para o problema.

E isso aponta para o fato de que as empresas são responsáveis por reunir recursos e criar condições para que seus colaboradores sejam mais produtivos. Oferecer tecnologias mais novas e eficientes, por exemplo, garante que o ambiente se torne mais favorável para a realização das tarefas.

A relação entre nuvem e produtividade

A nuvem está entre essas tecnologias que favorecem a produtividade no ambiente de trabalho. Confira os benefícios para entender essa relação:

  • A adoção da nuvem elimina a necessidade de que colaboradores se dediquem às tradicionais e demoradas rotinas do backup físico. E isso permite que tenham tempo para se dedicar à tarefas mais estratégicas;
  • Por meio da nuvem, é possível acessar rapidamente e de qualquer lugar arquivos e informações que se façam necessárias para o cumprimento de uma tarefa;
  • A nuvem favorece a integração entre colaboradores e equipes, permitindo que todos acompanhem em tempo real as atualizações feitas no decorrer da rotina de trabalho;
  • A hospedagem de servidores e hardwares na nuvem garante mais agilidade no acesso à programas e aplicações;
  • A computação em nuvem permite que a empresa tenha acesso virtual a mais recursos e aplicações, podendo contar com outras tecnologias que otimizem a rotina de trabalho.

É claro que, para que tudo isso dê certo, a empresa também precisa se responsabilizar por capacitar seus colaboradores a fazer bom uso da nuvem. E, além disso, contar com um parceiro especializado, como a Prolinx, para fornecer todo o suporte necessário desde a implantação.

Chegou a hora de aumentar a produtividade em sua empresa? Entre em contato, estamos prontos para fazer sua migração para a nuvem!

Presleyson Lima