Prolinx

Uma das principais preocupações das empresas é a segurança dos seus dados. Perder informações vitais pode gerar desde interrupções momentâneas das atividades até prejuízos consideráveis.

Garantir a segurança dos dados requer a adoção de uma boa estratégia de backup. Uma opção para salvar e protegê-los é o backup em nuvem e, para que funcione de forma consistente, é preciso adotar boas práticas para a sua utilização.

Neste post abordamos práticas importantes que devem ser adotadas no dia a dia da sua empresa para bons resultados com o backup. Siga em frente e boa leitura!

A realização dos backups deve ser frequente

A primeira boa prática é a realização do procedimento de backup em nuvem de forma frequente.

Isso permite a proteção constante para informações relevantes e confidenciais da empresa mesmo que ocorra problemas na rede corporativa.

Para que o backup aconteça de forma eficiente, é preciso ficar atento a algumas características da empresa:

  • Volume de informações produzidas;
  • Demanda do negócio;
  • Rapidez para a recuperação de dados;
  • Recursos de armazenamento necessários.

Com esses dados em mãos, é possível definir a periodicidade de realização do backup, além do dia, horário e quais serão os tipos de arquivos que serão copiados para a nuvem. Tudo de forma automatizada e rápida.

O login e a senha do backup em nuvem devem ser sigilosos

Uma prática muito importante para segurança dos dados e arquivos da empresa é o sigilo da informação. Poucas pessoas devem ter acesso aos dados de login e senha da conta do backup em nuvem.

É importante a definição dos usuários e quais serão as suas permissões de acesso ao sistema de backup. Essa medida gera mais controle sobre quem poderá gerenciar e cuidar das configurações da conta.

Dessa maneira, caso aconteça algum tipo de alteração não autorizada ou feita de maneira errada, ela poderá ser encontrada com mais facilidade.

Elimine arquivos duplicados no backup em nuvem

O principal objetivo do backup em nuvem é salvar aquilo que realmente é de grande importância para a empresa. Por isso, uma prática que deve ser adotada é eliminar arquivos duplicados do procedimento.

Além de diminuir o tamanho do backup e aumentar a velocidade de realização do procedimento, eliminar arquivos duplicados gera mais organização e facilita a identificação dos arquivos caso seja necessário buscá-los na nuvem.

Teste e monitoramento dos backups em nuvem

Os backups servem para garantir acesso às informações da sua empresa que precisam estar disponíveis quando for necessário.

Por esse motivo, é primordial verificar se o processo está sendo realizados de maneira correta, se nenhuma informação encaminhada para a nuvem foi corrompida ou se há a necessidade de realização de reparos.

Essa rotina de monitoramento e testes deve ser encaixada dentro do planejamento da empresa e realizada por funcionários previamente autorizados.

Isso garantirá o efetivo sucesso do procedimento e evitará possíveis prejuízos futuros.

Contrate uma empresa especializada no backup em nuvem

A contratação de uma empresa especializada para realizar o backup em nuvem é uma excelente alternativa para garantir a correção nos processos de salvamento de dados.

Uma das principais vantagens ao terceirizar o serviço é o tipo de investimento que será realizado.

A prestadora contratada fará um estudo completo da necessidade da sua empresa e você gastará apenas com o que realmente utilizará.

Vale saber, o backup em nuvem é escalável, o que dá à sua empresa a tendo ainda a possibilidade de expandir o plano contratado quando for realmente necessário.

Antes de fechar o negócio, você deve se certificar que a terceirizada forneça o serviço da maneira esperada e que ela também consiga efetuar o suporte necessário caso algum problema aconteça durante a utilização no dia a dia.

Benefícios do backup em nuvem

São várias as situações que podem ocasionar a perda de dados em um empreendimento.

Isso pode acontecer por problemas físicos como enchentes ou incêndios, problemas técnicos, falha humana até a possibilidade de ataques virtuais feitos por hackers que procuram brechas para invadir redes corporativas.

Seja como for, há diferentes problemas acarretados pela falta de backup ou de uma rotina de backup bem estruturada e realizada.

Por estar em um servidor remoto, fora da estrutura da empresa, o backup em nuvem é um serviço que proporciona, além de segurança para os dados, acessibilidade e mobilidade.

Isso significa que o backup mantém as informações protegidas, além de permitir que sejam facilmente acessadas de qualquer lugar.

Ainda, com a chance de contar com um parceiro terceirizado para fazer a gestão das rotinas de backup, a nuvem confere mais tranquilidade à empresa. Inclusive por poupar tempo de sua equipe interna no dia a dia.

Conclusão

Investir no backup em nuvem pode garantir mais proteção e segurança para dados importantes do seu empreendimento.

Para que você tenha essa tranquilidade, é vital contar com os serviços de um parceiro especializado como a Prolinx.

Assim, você se assegura de que a real necessidade do seu empreendimento seja considerada, garantindo também a configuração correta e o gerenciamento eficaz do backup em nuvem.

Em busca de especialistas? A Prolinx conta com um time de experts em backup em nuvem. Entre em contato conosco!