Prolinx

Sonicwall – Segurança avançada

A importância e evolução de uma boa solução de firewall a favor da proteção de sua empresa

Por vezes negligenciado, o firewall é uma poderosa ferramenta para a garantia da segurança da rede corporativa e consequente proteção de dados. Ao longo do tempo, essa solução passou por evoluções para se tornar ainda mais eficaz.

Conheça Sonicwall

A importância do firewall

O firewall é uma ferramenta de proteção que deve ser utilizada no dia a dia da empresa, de modo complementar a outras importantes soluções, como o antivírus corporativo.

Essa “parede de fogo” é uma barreira que impede a entrada de ameaças no ambiente particular da rede da empresa. Funciona por meio de protocolos e scripts que checam e fazem a filtragem dos dados da conexão, visando garantir sua segurança.

O ambiente cibernético apresenta um número crescente de ameaças que se tornam mais poderosas a cada dia. Em paralelo a isso, está o surgimento de vulnerabilidades na rede e equipamentos da empresa em decorrência natural de seu uso constante.

Essas vulnerabilidades representam brechas de segurança que são buscadas pelas ameaças. Assim, o uso de um firewall de qualidade se faz necessário justamente para impedir de malwares que representam riscos e danos para a empresa.

Dados do CERT.br — Centro de Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança — mostram que 647 mil casos de ataques contra a segurança de dados foram reportados por empresas em 2016. Desses, 59,33% representam varreduras na rede corporativa feitas pelos hackers em busca de brechas de segurança.

Graças à crescente dos ataques, só em 2017 o cibercrime gerou um prejuízo de US$ 22 bilhões ou R$ 72,1 bilhões no país. E é certo que sua empresa não precisa entrar para a lista das que contribuem para o enriquecimento dos cibercriminosos!

A evolução das soluções de firewall

Antigamente, o firewall era utilizado para promover o bloqueio do acesso à internet. A ideia era limitar o uso da rede corporativa para reduzir as “portas de entrada” para as ameaças e minimizar quaisquer chances de risco à segurança de dados da empresa.

A popularização da internet, porém, gradativamente fez com que o seu uso se tornasse mais crucial às rotinas de trabalho. Por isso, para atender a crescentes demandas de proteção, o firewall enfrentou um processo natural de evolução, chegando à criação do firewall UTM.

Firewall UTM — A sigla UTM se refere a Unified Threat Management ou Gerenciamento Unificado de Ameaças. E isso significa a existência de uma série de recursos em uma mesma solução.

Em geral, um firewall UTM pode conter: firewall, antivírus, controle de acesso a sites, filtro de conteúdo, prevenção contra invasões de rede, balanceamento de links e VPN (Rede virtual privada).

O acúmulo de funcionalidades decorre do aumento das ameaças virtuais e da consequente necessidade de aumentar a proteção da rede. O problema reside no fato de que tantas atribuições tendem a sobrecarregar o firewall, comprometendo a sua eficácia. O que nos leva a mais uma evolução.

Firewall NGFW — O Next Generation Firewall ou Firewall de Última Geração é a mais avançada tecnologia existente. Trata-se de uma solução criada para driblar as limitações de capacidade do UTM e garantir o bom desempenho da solução para a proteção da rede corporativa.

A arquitetura do NGFW terceiriza algumas das funcionalidades do UTM para evitar a sobrecarga e assegurar sua eficácia. Tendo em mente que as ameaças também evoluem constantemente, o novo firewall conta com preceitos de machine learning e inteligência artificial. A solução é capaz de utilizar algoritmos para detectar ameaças que ainda não são conhecidas e bloqueá-las para prevenção de riscos e posterior análise.

Assim sendo, o mais interessante para a segurança de dados de uma empresa é buscar um firewall de última geração como o SonicWALL. Uma solução que une e melhora o que há de mais poderoso para a máxima proteção de rede corporativa.