Prolinx

Blog / Informe-se

5 ações fundamentais para evitar um ataque hacker em sua empresa

Mais de 350 mil incidentes cibernéticos foram registrados no mundo em 2017. Desse total, que dá conta apenas das brechas de segurança que chegaram a ser relatadas, 52% estão relacionadas à ação de hackers.

Esses hackers responsáveis pelos cibercrimes se dedicam dia e noite para aperfeiçoar suas ameaças e torná-las mais poderosas. Por isso, representam um risco alto para empresas, sobretudo para aquelas que não adotam as devidas medidas de segurança.

Se você quer evitar se tornar um alvo fácil desses criminosos, confira 5 ações fundamentais a serem adotadas pelo gerente de TI:

1. Aposte em ferramentas de firewall e antivírus

Sua empresa não deve subestimar a importância de  ferramentas básicas de proteção. Além de se lembrar de contar apenas com uma solução de cada, mas mantê-las simultaneamente ativas.

  • Firewall — hackers buscam brechas na rede corporativa e a “parede de fogo” funciona justamente como um filtro que verifica tudo o que entra nessa rede.


Para as empresas, a melhor forma de usar essa ferramenta para detectar ameaças é optando por um firewall em forma de hardware, cujo processo de filtragem é mais eficiente e veloz.

  • Antivírus — essa ferramenta é usada para bloquear o acesso e ação de softwares maliciosos, desenvolvidos por hackers. Incluímos aqui os malwares mais perigosos, como os famigerados ransomwares que sequestram dados.

Por isso, sua empresa não pode buscar uma solução básica como a usada em redes domésticas, mas uma adequada ao ambiente corporativo. Para tanto, você pode recorrer às dicas do post Como escolher o melhor antivírus para a sua empresa?.

2. Altere todas as senhas “padrão” da empresa

É comum que equipamentos como computadores desktop ou notebooks venham sem controle de senhas e que outros, como roteadores, venham com senhas padrão.

É importante ter atenção a isso, estabelecer um sistema de acesso com logins e combinações únicas para os equipamentos da empresa.

Tenha em mente que “senhas padrão” para roteadores, por exemplo, são facilmente encontradas na internet. E, de porte dessa informação, um hacker tem uma porta de entrada para a sua rede corporativa.

3. Mantenha softwares e sistemas devidamente atualizados

Avisos de atualização podem ser incômodos e até representar uma interrupção na rotina da empresa. Porém, é importante não ignorá-los!

Em maioria, os ataques registrados no Brasil e no mundo poderiam ser evitados com a adoção de medidas simples, como esta de manter softwares e equipamentos devidamente atualizados.

Cada atualização, além de eventuais novas funcionalidades e mudanças de layout, corrige falhas de segurança justamente para dificultar a ação de hackers.

4. Invista na criação de uma PSI

É bem provável que você já conheça dicas como desconfiar de links suspeitos e não baixar arquivos de origem duvidosa, certo? Essa dica faz parte de uma série de ações que chamamos de normas de condutas.

É importante que essas e outras normas sejam reunidas em um documento. A Política de Segurança da Informação da empresa (PSI). E é crucial desenvolver um trabalho de conscientização dos colaboradores para que eles entendam e saibam aplicar o PSI diariamente para evitar problemas, inclusive a ação de hackers.

5. Conte com mão de obra especializada

A TI é uma área em que é comum a ideia de “chamar o sobrinho para dar uma força”. Porém, a menos que seu sobrinho seja, de fato, um profissional da tecnologia da informação, é melhor não arriscar.

Como já dissemos, os hackers são incansáveis em sua missão de aperfeiçoar suas ameaças. Portanto, para qualquer ação que sua empresa não seja capaz de realizar por conta própria e com segurança, contrate mão de obra especializada.

Uma boa ideia, por exemplo, é contratar o serviço de diagnóstico de TI para detectar brechas e situações de risco da empresa e descobrir como melhor resolvê-las.

Quer mais dicas de segurança para proteger a sua empresa? Assine nossa newsletter e receba novos posts diretamente em seu e-mail!

Leia também os artigos relacionados 

Presleyson Lima

Leia mais...

inforkeep(808×808)-min
ProlinxMicrosoft365Covid(808×808)-min
prolinx_redobre(808×808)-min