Prolinx

Entenda a diferença entre backup e plano de recuperação de desastre

Realizar o backup é o suficiente para garantir a segurança dos dados da sua empresa? Muitas pessoas acreditam que sim, mas não é bem assim. É preciso buscar soluções complementares.

Certamente, o backup é fundamental para proteger as informações que a empresa gera e compartilha diariamente. Porém, contar com um bom plano de recuperação de desastre (ou disaster recovery) faz toda a diferença. Continue a leitura do post para saber mais sobre esse assunto!

O que é backup?

O backup é uma solução que permite à empresa manter seus dados a salvo. Pode ser utilizado por meio de equipamentos físicos e processos manuais, como os atrelados aos famosos HD’s externos. Ou pode apostar em uma tecnologia com custo-benefício e níveis de proteção mais interessantes, como o backup em nuvem.

Em todo o caso, quando devidamente realizado, o backup garante que a sua empresa possa recuperar informações importantes caso algum problema (como falhas em equipamentos ou ataques cibernéticos, por exemplo) ocorra.

Uma vez que os dados são importantes para a rotina da empresa e, ainda, estão entre seus bens mais valiosos, o backup contribui para minimizar danos e evitar prejuízos.

E o que é plano de recuperação de desastre

A questão é que sua empresa não quer chegar ao ponto de precisar recuperar informações perdidas ou comprometidas, certo? Afinal, isso só acontece quando algo dá errado e há dificuldades em gerenciar a situação.

E é justamente para isso que existe o plano de recuperação de desastre. Se você já leu nosso post entenda como o Disaster Recovery pode salvar sua empresa já sabe que se trata de um documento que apresenta estratégias e medidas para que a empresa também saiba lidar com reveses.

Seu objetivo é apresentar uma espécie de guia para reduzir riscos e aumentar a eficiência de toda equipe na gestão de crises. Dessa forma, sua empresa encontra condições para resolver problemas o quanto antes, impedindo que se agravem.

Assim, o plano tende a fazer com que o backup seja utilizado apenas como prevenção e não como medida emergencial.

Porque apenas o backup não é suficiente

A essa altura, pode ser que o plano de recuperação de desastre lhe pareça uma medida trabalhosa demais e, talvez, até mesmo desnecessária. Afinal, se o backup possibilita a recuperação de dados, sua empresa já tem meios para lidar com qualquer problema, certo?

A verdade é que não é bem assim. A elaboração do plano permite que a empresa conheça melhor suas vulnerabilidades e riscos e saiba exatamente como evitar ou solucionar cada situação.

Isso é importante porque uma rotina de backup bem estabelecida permite que a empresa recupere dados, mas não impede que esses dados sejam roubados e caiam em mãos erradas, por exemplo.

Em outras palavras, para a segurança de uma empresa, é importante considerar outros prejuízos (inclusive o para a imagem perante o mercado e os clientes) relacionados à falta de estratégias de defesa e de recuperação. Sua reputação também está em jogo e, por isso, é sempre importante contar com soluções complementares e aumentar seus níveis de proteção.

Quer saber mais sobre essas soluções? Entre em contato com os especialistas da Prolinx, tire suas dúvidas e saiba como garantir a segurança de sua empresa!

Presleyson Lima