Prolinx

Que as reuniões virtuais viraram uma realidade comum, você já sabe, não é mesmo? Mas sabe também por que usar o Microsoft Teams em sua empresa?

Atualmente, conhecemos variadas opções de programa para realizar uma videochamada e, por vezes, a escolha entre uma ou outra passa por uma avaliação muito pessoal.

Nós, da Prolinx, recomendamos o uso do Office 365, também da Microsoft, aos nossos clientes. Por isso, fizemos este post para ajudar você a entender quais as vantagens do Teams. Acompanhe!

Microsoft Teams e Office 365

O Microsoft Teams foi lançado em 2016 como uma ferramenta voltada para facilitar a comunicação entre equipes remotas.

Atualmente, com a experiência que adquirimos em decorrência da pandemia da Covid-19, temos mais clareza da importância de soluções que otimizam esse tipo de contato, não é mesmo?

Quer sua empresa tenha adotado ou não o home office ou o trabalho híbrido de forma definitiva, permitir a comunicação em vídeo em ambiente virtual pode ser bastante útil.

Além das trocas entre as equipes, reuniões com clientes, fornecedores e outros stakeholders podem ser realizadas por meio do Microsoft Teams, agilizando a rotina de todos.

O Teams se integra facilmente ao pacote Office 365 escolhido por sua empresa. Assim, você que já usa serviços da Microsoft pode passar a contar com mais um ao invés de ter que procurar uma alternativa de terceiros.

O que você precisa saber sobre o Microsoft Teams

O Microsoft Teams tem uma versão gratuita, mas os serviços mais avançados estão disponíveis apenas na versão paga. Isso merece sua atenção.

A versão gratuita tem os principais recursos que o Teams oferece, mas outros também relevantes só estão disponíveis para clientes do Office 365. São eles:

  • gravações de reuniões;
  • reuniões e videoconferências para até 300 pessoas;
  • armazenamento adicional, com planos a partir de 1 TB de armazenamento de arquivo por usuário;
  • colaboração avançada em arquivos nos aplicativos do Office versão área de trabalho;
  • integrações adicionais de aplicativos proprietários e de terceiros
  • controles avançados de TI;
  • segurança e conformidade em nível corporativo;
  • suporte telefônico e pela web 24 horas.

Com isso, você pode avaliar que vale mais a pena seguir com um serviço integralmente gratuito e, de fato, pode ser que isso faça mais sentido para a sua empresa.

Em contrapartida, pode ser que a integração com outros serviços do Office 365 e as vantagens que o Microsoft Teams oferece façam com que seja mais interessante pagar pela versão completa.

Características e vantagens do Microsoft Teams

O Office 365 é uma plataforma muito recomendada à empresas e é graças a ela que faz mais sentido contar com o Microsoft Teams.

A ideia é ter o pacote completo, contando com uma ferramenta de qualidade para as chamadas de vídeo. Mas, quais qualidades são essas? Confira a seguir!

Ideal para empresas de qualquer porte

Empresas de menor porte podem até ter mais facilidade para resolver suas questões de comunicação, mas nem por isso deixam de ganhar com o Teams.

Isso porque, além de facilitar as reuniões, o Microsoft Teams se integra a outros aplicativos como o Word e o Excel, simplificando a troca de documentos e informações.

Essas mesmas vantagens se aplicam às empresas de maior porte. Fora isso, vale ressaltar que a necessidade de comunicação virtual por vídeo tende a ser mais comum quando há mais funcionários atuando.

É o serviço mais abrangente

Reforçando uma ideia que já indicamos ao longo do post, o Microsoft Teams é a solução mais abrangente porque é mais do que um software de chamadas de vídeo.

Como parte integrante das soluções Microsoft, sendo inclusive oferecida junto com o Office 365, o Teams surgiu para atender às necessidades de comunicação de uma organização.

Isso significa que, mais do que se reunir com imagem e som, seus funcionários e a alta gestão podem criar canais específicos de discussão, iniciar conversas privadas, trocar arquivos e mais.

Segurança reforçada

Poderíamos mencionar ainda outras vantagens do Teams, mas queremos encerrar nossa breve lista com um ponto de grande relevância: a segurança.

A Microsoft tem tradição e, ano a ano, faz investimentos bilionários para garantir a segurança das aplicações que oferece aos clientes. Isso não é diferente com o Teams.

Considerando que a proteção de dados é essencial, o Teams conta com autenticação multifatorial (MFA), criptografia em trânsito e repouso, e comporta diferentes controles de privacidade.

Conclusão

Dentro dos pacotes que a Microsoft tem a oferecer e que variam conforme as necessidades de cada empresa, o Teams é um adicional que faz o Office 365 valer ainda mais a pena.

A ideia vai além de ter uma boa ferramenta para a comunicação virtual em vídeo.

O que o Teams oferece é a possibilidade de contar com a qualidade Microsoft, que você já deve conhecer, integrada a uma série de outras vantagens para sua organização.

Bateu o interesse em saber mais? Aproveite para saber o que é e por que escolher o Office 365 para sua empresa!