Prolinx

Já pensou em contar com uma solução de segurança capaz de proteger toda a infraestrutura de tecnologia da sua empresa?

Referência em proteção de dados, a Sophos criou o Security Heartbeat que integra firewall e endpoints para uma detecção e resposta mais rápida a eventuais ameaças.

Quer entender melhor sobre essa solução? Continue a leitura do post e saiba por que contar com Sophos Security Heartbeat em sua empresa!

Segurança de endpoints

Cada dispositivo que faz parte da estrutura da sua empresa e que está conectado a uma rede de internet e/ou a um servidor pode ser entendido como um endpoint.

Falamos, portanto, de computadores, notebooks, tablets e até smartphones. Cabe lembrar, o uso de dispositivos móveis é uma realidade cada vez mais comum no universo corporativo.

Ainda, vale saber que, na tradução para o português, endpoint significa “ponto de extremidade” que, neste caso, é parte de uma estrutura de segurança de rede.

Proatividade contra ameaças

Um endpoint de segurança se destaca pela sua proatividade para agir contra eventuais ameaças.

Entenda que ameaças não são apenas malwares ou ataques concretos, mas também vulnerabilidades e brechas de segurança que podem facilitar esses ataques.

Com isso em mente, saiba que o que o Sophos Security Heartbeat faz é buscar vulnerabilidades e corrigir falhas antes que um problema aconteça de fato.

Uma vez instalada em cada dispositivo e configurada no servidor, a solução acompanha a evolução das ameaças virtuais e otimiza seu trabalho de proteção.

Integração firewall e endpoints

O firewall e o endpoint de segurança são soluções que atuam de formas diferentes e que podem ser complementares.

A Sophos enxergou como a integração entre eles pode ser benéfica para garantir uma proteção mais eficaz para a sua empresa e apresentou isso no Sophos Security Heartbeat.

Isso porque, com essa integração, as duas ferramentas de segurança se comunicam, o que potencializa o poder de resposta.

Comportamentos de risco ou atividades maliciosas são informadas e uma resposta inteligente é dada para conter ou, ao menos, ajudar a controlar uma ameaça.

Essa sincronia permite a seguinte dinâmica:

  • Green Heartbeat/Cenário verde: a comunicação do endpoint ao firewall não acusa nenhum problema de segurança e o tráfego segue normalmente;
  • Yellow Heartbeat/Cenário amarelo: a comunicação acusa uma aplicação indesejada e o firewall Sophos XG aplica restrições de segurança;
  • Red Heartbeat/Cenário vermelho: a comunicação acusa uma violação e o endpoint é isolado para evitar tráfego que contamine toda a rede e dispositivos.

Com isso, é interessante elencar alguns pontos sobre a atuação do Sophos Security Heartbeat apenas para destacar seu funcionamento. Veja:

  • A solução permite que dispositivos comprometidos sejam isolados para evitar danos mais severos;
  • Servidores isolados são limpos automaticamente e liberados para voltarem a se comunicar com a rede depois disso;
  • A solução garante 100% de visibilidade sobre os aplicativos em execução no servidor para impedir comunicações suspeitas ou perigosas.

Benefícios do Sophos Security Heartbeat

Até aqui, pode ser que você esteja achando a solução interessante, mas queira saber mais sobre os benefícios que o Sophos Security Heartbeat pode trazer para sua empresa. Vamos lá!

Proteção automatizada

As ferramentas que compõem o Security Heartbeat agem de forma automática quando identificam uma ameaça em potencial.

Para tanto, as regras dinâmicas de firewall e proteção são seguidas, isolando o servidor ou dispositivo comprometido para manter o restante da infraestrutura protegida.

Mais visibilidade e desempenho

Apoiada na visibilidade que o Sophos Security Heartbeat oferece, a TI da empresa passa a ter mais clareza quanto aos riscos da rede corporativa.

Assim, pode desempenhar melhor seu papel de definir e implementar medidas de segurança, lidar com o tráfego indesejado e otimizar o tráfego importante para o dia a dia da empresa.

Mais rapidez e menor custo total

A solução pode ser gerenciada por meio da Sophos Central, a plataforma de gerenciamento de nuvem simplificada. Algo que pode tornar a tarefa mais simples e ágil.

Além do mais, ao potencializar o poder de resposta de sua empresa à ameaças, o Sophos Security Heartbeat ajuda a evitar prejuízos e outras perdas.

Por que apostar em uma solução assim

Para finalizar tentando fazer com que não restem dúvidas sobre a importância de uma solução como o Sophos Security Heartbeat, vamos falar sobre sua razão de existir.

Não deve ser novidade para você que as ameaças virtuais estão cada vez mais agressivas, não é mesmo? Popularmente, são conhecidas como “vírus” porque se espalham facilmente.

Agora, imagine a realidade de uma empresa que tem um número crescente de dispositivos conectados. Até mesmo smartphones podem ter acesso à rede corporativa.

Com isso, as brechas de segurança tendem a aumentar e a solução não é impor um limite rígido para o uso de dispositivos, e sim saber como se proteger e evitar que uma ameaça se espalhe.

Algo que pode ser feito com o Sophos Security Heartbeat, como indicamos aqui.

Gostou? Aproveite para conhecer melhor o Sophos ― NGFW, o Firewall de Nova Geração que se integra ao endpoint!