Prolinx

Cisco Umbrella

Cisco Umbrella Roaming: 3 razões para adotar essa plataforma

É provável que você já tenha ouvido falar em nuvem e inclusive já faça uso dessa tecnologia, certo?

Isso porque o armazenamento em nuvem permite que você salve arquivos diversos, como fotos, vídeos ou documentos sigilosos, na internet, sem se preocupar em perdê-los e sem ocupar a memória do seu computador ou de um HD externo.

Dessa forma, existem algumas plataformas que oferecem segurança em nuvem por meio de softwares que monitoram e protegem o fluxo de informações.

Uma delas é o Cisco Umbrella Roaming, que oferece diversos benefícios, conforme listamos abaixo:

1. Segurança garantida onde quer que o usuário esteja

O Cisco Umbrella Roaming é capaz de proteger as informações do usuário independentemente de a VPN estar ligada ou não, ou seja, ele não precisa realizar nenhuma ação para estar protegido.

Sendo assim, além de otimizar a experiência do usuário, essa plataforma permite a integração com qualquer tipo de VPN.

2.  Proteção contra os diversos tipos de ameaça

Muitos usuários recebem e-mails com links maliciosos e, analisando a procedência da mensagem, percebem que não devem acessá-los.

O problema é quando eles são encaminhados por pessoas e endereços de instituições renomadas, utilizando links que grande parte das pessoas julgam ser confiáveis, mas que ainda assim não são.

A plataforma Umbrella, então, utiliza uma página customizada de bloqueio para informar ao usuário sobre a ameaça contida no endereço em questão, fornecendo, inclusive, um relatório acerca das atividades da página nas últimas 24 horas ou nos últimos 30 dias.

Dessa forma, a ferramenta oferece uma espécie de bloqueio proativo contra todas as espécies de ameaças, até as mais ocultas e imperceptíveis pelo usuário.

3. Facilidade de integração

O Cisco Umbrella não exige nenhuma ação específica do usuário, além de não ser necessário um outro agente, uma vez que o Cisco AnyConnect (VPN) possui um recurso que, ao ser habilitado, conecta-se automaticamente ao Umbrella.

Conforme dito, ainda que o usuário não possua o Cisco AnyConnect, é possível realizar a integração com qualquer outro tipo de VPN, o que, mais uma vez, otimiza a experiência do usuário.

Nesse contexto, o conceito de nuvem já é bastante difundido atualmente, uma vez que é adotado em muitas empresas a fim de se proteger informações sigilosas, além de evitar que dados sejam perdidos, o que pode ser feito por meio do serviço de backup.

Além disso, permite que os usuários acessem as informações salvas em qualquer lugar do mundo, não precisando estar conectado ao computador da empresa, por exemplo.

Para o fornecimento de uma maior proteção integrada a essa ferramenta, surgiram serviços de segurança na nuvem, sendo que, conforme abordado neste artigo, o Cisco Umbrella Roaming foi desenvolvido pensando justamente na facilidade para o usuário de ter seus dados protegidos sem precisar realizar ações complexas ou até mesmo estar logado no computador da empresa, com a VPN ligada.

Ademais, é uma ferramenta capaz de oferecer proteção contra os diversos tipos de ameaça, podendo o usuário ficar despreocupado quanto à confiabilidade de qualquer link acessado por ele.