Prolinx

Tendência que se concretizou para muitos em 2020, o trabalho remoto é realidade para muitas empresas. Apesar das facilidades, ter funcionários em home office gera certa insegurança.

Isso porque os cibercriminosos estão sempre se aperfeiçoando e buscando maneiras mais sofisticadas para invadir sistemas, roubar dados e prejudicar o dia a dia das corporações.

O que fazer para que a sua empresa esteja sempre bem protegida contra os diversos tipos de ameaças que surgem no dia a dia? A resposta é a adoção de boas práticas de segurança.

Nesse sentido, o Sophos XG Firewall é uma excelente alternativa. Continue a leitura e conheça os vários benefícios que este sistema de proteção de dados tem a oferecer!

O que é o firewall Sophos XG?

O Sophos XG é uma solução de firewall UTM (Unified threat management), ou seja, ele reúne em um só lugar diversas funções utilizadas na segurança da informação.

Os principais serviços de proteção que ele possui são:

  • Antivírus;
  • Controle de acesso à internet e sites por categoria;
  • Firewall;
  • Prevenção de invasões;
  • Balanceamento dos links de internet;
  • SDWAN;
  • VPN (Virtual Private Network);
  • Anti-Spam;
  • Rede wi-fi segura;
  • Sandstorm Sandboxing;
  • Relatórios completos.

Diferenciais do firewall Sophos XG Firewall

Uma vez em funcionamento na sua empresa, o firewall Sophos XG é capaz de atuar tendo os seguintes diferenciais:

  • Isolamento de sistemas infectados: o firewall consegue identificar instantaneamente sistemas infectados e os isola da rede. Assim, impede que a contaminação se alastre para as demais máquinas;
  • Exposição de riscos ocultos: a solução possibilita um controle maior para atividades de risco, tráfego suspeito e ameaças avançadas;
  • Bloqueio de ameaças desconhecidas: conta com poderosas tecnologias Next-Gen, que consistem em várias técnicas de prevenção para minimizar a possibilidade de códigos maliciosos, evitando a invasão do sistema.

Painel de controle centralizado

Outro ponto importante que conta a favor do Firewall Sophos XG é o painel de controle centralizado. A interface do painel é intuitiva e possibilita uma visão geral do ambiente de rede e segurança dos dados da sua empresa.

Para facilitar ainda mais a visualização, o Firewall Sophos XG utiliza indicadores nas cores verde, amarelo e vermelho, dando ênfase às situações mais relevantes.

Além disso, não é necessário instalar um  servidor de gestão dedicado, pois os postos de trabalho, servidores e dispositivos se comunicam diretamente com o Sophos Central.

Dessa forma recebem novas configurações, alertas e compartilham informações de segurança contextuais.

Ferramentas de proteção para o acesso à internet

O Firewall Sophos XG também possui soluções que possibilitam uma navegação segura na internet por parte de todos os pontos que compõem a rede.

Sandstorm Sandboxing

Um dos serviços que se destaca pela funcionalidade é o Sandstorm Sandboxing. Sua função é analisar todos os arquivos que entram na rede da empresa pela internet ou por e-mail.

O Sandstorm Sandboxing busca identificar comportamentos maliciosos que podem indicar malwares que podem indicar um ataque de malware ou ransomware.

Intrusion Prevention System

Outro recurso importante é a função de IPS (Intrusion Prevention System). Sua utilização no sistema permite a prevenção contra invasões de hackers, tentativas de ataques e exploração de possíveis vulnerabilidades do sistema.

WebFilter

Já o WebFilter tem a funcionalidade de controlar o acesso à internet e sites por categoria.

O serviço possibilita que o administrador da rede bloqueie o acesso à internet e a sites de acordo com categorias prédefinidas como, sites de jogos, pornografia, redes sociais.

Isso facilita o trabalho de monitoramento de acesso a endereços e conteúdos potencialmente perigosos.

A importância dos Relatórios do Firewall Sophos XG

Graças aos relatórios disponibilizados em tempo real pelo Firewall Sophos XG, a empresa tem uma visão única de toda a atividade em rede.

É possível contar com registros dos usuários, aplicativos, protocolos, além de informações detalhadas relacionadas a invasões, ataques, spam e tentativas de bloqueio, internas e externas.

Esses relatórios permitem que os responsáveis pelo setor de TI tomem ações rápidas que possam garantir toda a segurança e confidencialidade dos dados, além do funcionamento correto da rede.

Os tipos de relatórios disponibilizados pelo Firewall Sophos XG são os seguintes:

  • Relatórios WEB: informa quais são os sites mais utilizados pelos usuários da empresa e lista os endereços de IPs com maior risco;
  • Relatórios WEB de bloqueios: relatórios com categorias e domínios bloqueados;
  • Relatórios de conexão em tempo real: apresentam em tempo real a aplicação, o usuário e o endereço IP;
  • Status do sistema: são disponibilizados em tempo real indicadores como o desempenho do firewall (CPU | memória | Disco), status de interfaces e conexões VPN.

Solução VPN

O Firewall Sophos também possui a solução VPN para atender a sua empresa de forma mais segura.

Dessa forma, oferece proteção à conexão entre os funcionários da empresa ou no caso de uma reunião com clientes, por meio de um túnel seguro com criptografia.

Conclusão

Atualmente, possuir um sistema de segurança eficaz instalado é essencial, principalmente quando este é capaz de garantir a proteção aos dados.

Esse sistema também deve permitir a integração de diversas outras funções para aumentar os níveis de segurança frente a ataques mais agressivos, sem perder o desempenho.

Tudo isso, oferecendo um custo-benefício que de fato compensa, como é o caso do Firewall Sophos XG.

A solução parece interessante e você deseja mais informações? Entre em contato