5 dicas para organizar o setor de TI de uma vez!

Como vai o setor de TI da sua empresa? Foi-se o tempo em que não era vital se preocupar com essa questão. O uso da tecnologia está diretamente relacionado ao sucesso na busca por melhores resultados. E, por isso, é preciso investir na organização desse setor.

É bem provável que você se lembre de quando os técnicos de TI só eram chamados para resolver problemas simples, geralmente relativos ao funcionamento das máquinas. Isso mudou.

O uso de ferramentas e softwares diversos, intensa troca de informações por meio da rede, geração e armazenamento de um crescente volume de dados. Empresas estão cada vez mais habituadas a essa realidade e não criar condições para que tudo isso seja feito de forma segura e sem falhas vai na contramão do sucesso.

Há riscos para a própria empresa e, também, para o gerente de TI  que pode ver seu cargo ameaçado em decorrência de possíveis problemas. Saiba como evitá-los seguindo nossas 5 dicas para organizar o setor de TI!

1 –  Estabeleça uma rotina

Pode parecer meio óbvio, mas essa é uma ideia nem sempre vem à mente de forma tão natural. Ainda há quem prefira ir lidando com as questões à medida que elas aparecem. Porém, estabelecer uma rotina é fundamental para garantir não apenas a organização, mas a produtividade do setor.

Isso porque, com uma rotina bem definida, é possível planejar as ações da equipe para que essa não precise viver apenas para resolver problemas. Assim, abre-se espaço para o desenvolvimento de projetos e o melhor aproveitamento do potencial estratégico do setor de TI.

2 – Automatize etapas da rotina

Da mesma forma que as soluções de TI vieram para automatizar processos corriqueiros e burocráticos da empresa, há soluções desenvolvidas com o mesmo fim, visando facilitar tarefas da própria TI.

É possível automatizar diversas etapas da rotina justamente para evitar que os colaboradores do setor se prendam a tarefas burocráticas e tenham mais tempo para atividades mais significativas para o sucesso da empresa.

Essa é uma decisão que tende a reduzir e muito os erros em atividades operacionais básicas, contribuindo para organização do setor. Vale, inclusive, investir na adoção de um backup em nuvem e evitar que a própria equipe tenha que se responsabilizar diariamente por essa tarefa.

3 –  Documente processos

As atividades do setor de TI se intensificam cada vez mais e, em função do surgimento de novas tecnologias e demandas, podem se modificar com frequência.

Documentar os processos é fundamental para que o gestor e sua equipe não percam o controle de suas atividades, tampouco permitam que a qualidade do trabalho seja afetada.

Essa documentação é, portanto, uma forma de organização de normas e informações relativas a atividades de manutenção ou reparação. Algo que pode fazer a diferença para a rotina do setor e, consequentemente, para toda a empresa.

4 –  Monitore rotinas

Para garantir que o setor de TI esteja em plena evolução dentro da empresa, é necessário fazer o monitoramento de suas rotinas. Assim, é possível identificar falhas e possibilidades, visando a adoção de novos procedimentos que sejam mais assertivos e mais produtivos.

Em suma, monitorar é o que permite manter a organização do setor e garantir que todas as suas atividades sigam em conformidade com as práticas e objetivos definidos pela empresa.

5 –  Trabalhe com times integrados

Como se sabe, as responsabilidades e atividades de TI em uma empresa são crescentes e, portanto, é interessante não usar mal o tempo e os esforços em função de falhas na comunicação ou da dificuldade de acesso à informações.

Portanto, é interessante investir em ferramentas e soluções que permitam a integração dos times do setor, levando à conquista de melhores resultados. É o caso da computação em nuvem que, de forma simples e fácil, garante o acesso seguro à dados importantes para a rotina do setor, evitando erros e reduzindo o tempo gasto na realização de tarefas.

Quer mais dicas para otimizar o setor de TI e evitar perdas para a sua empresa? Saiba como desenvolver um plano de contingência de TI!

One thought on “5 dicas para organizar o setor de TI de uma vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades
em seu e-mail:

Insira esse código*: captcha